Cloud ERP
Com o ERP, o software fica hospedado na nuvem e é disponibilizado por meio da Internet como um serviço por assinatura. Em geral, o fornecedor do software cuida de manutenção, atualizações e segurança regulares em seu nome. Atualmente, o Cloud ERP é o método de implementação mais popular por muitos motivos – incluindo custos iniciais mais baixos, maior escalabilidade e agilidade, integração mais fácil e muito mais.
ERP em qualquer tamanho: quais são minhas opções?
O ERP não se destina apenas a empresas globais. As soluções ERP são projetadas para empresas de todos os portes – pequenas, médias e grandes. Você também pode obter funcionalidades para seu setor ou empresa que atendam às suas necessidades de negócios específicas. Seja qual for o setor e o porte de sua empresa, você precisa planejar cuidadosamente seu projeto de implementação de ERP com a adoção das melhores práticas.
ERP para pequenas empresas
Com o software ERP para pequenas empresas, você dispensa as planilhas e gerencia todos os aspectos de seus negócios – desde vendas e relacionamento com clientes até finanças e operações. As ferramentas ERP normalmente ficam na nuvem, têm instalação rápida e são desenvolvidas para acompanhar o crescimento dos seus negócios.
ERP para empresas em crescimento
Hoje, o software ERP desenvolvido para empresas em crescimento e subsidiárias aproveita as vantagens de funções analíticas integradas, implementação rápida e melhores práticas para dezenas de processos de negócio, como finanças, RH, gestão da cadeia de suprimentos, entre outros. As ferramentas de ERP dão suporte ao crescimento e competitividade, mesmo com recursos limitados. Sistemas ERP modulares e baseados em nuvem também são uma opção popular para empresas com processos complexos ou planos de crescimento rápido.
ERP para empresas de grande porte
Empresas de grande porte com operações globais ou subsidiárias precisam de um robusto sistema ERP líder de mercado com IA, Machine Learning e funções analíticas integradas, além de automação inteligente para transformação dos processos. Sistemas ERP podem ser implementados on premise, na nuvem ou em ambiente híbrido, dependendo das necessidades dos negócios. Eles podem ser integrados a bancos de dados existentes ou, idealmente, executados em bancos de dados in-memory, mais novos e poderosos.
Muitas empresas estão modernizando e atualizando seus sistemas ERP on premise e substituindo-os por implementações na nuvem. Isso requer um planejamento cuidadoso da atualização do ERP, bem como uma avaliação do ERP e revisão de suas opções de implementação.
Os módulos ERP mais utilizados incluem:
- Finanças: o módulo finanças e contabilidade é a espinha dorsal da maioria dos sistemas ERP. Além de gerenciar o Razão e automatizar as principais tarefas financeiras, ajuda as empresas a rastrear contas a pagar (AP) e a receber (AR), realizar o fechamento contábil com eficiência, gerar relatórios financeiros, cumprir padrões de reconhecimento de receitas, mitigar riscos financeiros e muito mais.
- Gestão de recursos humanos: a maioria dos sistemas ERP inclui um módulo de RH que fornece recursos essenciais, como pontualidade, presença e folha de pagamento. Add-ons, ou mesmo pacotes completos de gestão de capital humano (HCM), podem se conectar ao ERP e fornecer funcionalidades de RH mais robustas – de funções analíticas da força de trabalho à gestão da experiência do colaborador.
- Sourcing e procurement: o módulo de sourcing e procurement ajuda as empresas a adquirir os materiais e serviços necessários para fabricar seus produtos – ou os itens que desejam revender. O módulo centraliza e automatiza o processo de compras, incluindo solicitação de cotação, criação de contrato e aprovação. Ele pode minimizar a insuficiência e o excesso das compras, melhorar a negociação com fornecedores por meio de funções analíticas baseadas em IA e até conectar-se às redes de compradores.
- Vendas: o módulo de vendas rastreia a comunicação com clientes potenciais e clientes – e ajuda os representantes a usar insights baseados em dados para aumentar as vendas e alcançar leads com as oportunidades certas de promoção e upsell. Ele inclui a funcionalidade para o processo do pedido ao pagamento, incluindo gestão de pedidos, contratos, faturamento, gestão do desempenho de vendas e suporte à força de vendas.
- Produção: o módulo de produção é um componente-chave de planejamento e execução do software ERP. Ele ajuda as empresas a simplificar processos complexos de produção e garante que ela esteja de acordo com a demanda. Esse módulo geralmente inclui a funcionalidade de planejamento de necessidades de material (MRP), programação e execução da produção, gestão da qualidade e muito mais.
- Logística e gestão da cadeia de suprimentos: outro componente-chave dos sistemas ERP, o módulo da cadeia de suprimentos rastreia a movimentação de mercadorias e suprimentos de ponta a ponta. O módulo fornece ferramentas para gestão de estoques em tempo real, operações de armazenamento, transporte e logística e pode aumentar a visibilidade e a resiliência da cadeia de suprimentos.
- Serviço: em um ERP, o módulo de serviço ajuda as empresas a fornecer o serviço confiável e personalizado que os clientes esperam. O módulo pode incluir ferramentas para consertos internos, peças de reposição, gestão de serviços externos e fluxos de receita baseados em serviços. Ele também fornece funções analíticas para ajudar representantes e técnicos de serviço a resolver problemas de clientes e melhorar a fidelização.
- P&D e engenharia: os sistemas ERP ricos em recursos incluem um módulo de P&D e engenharia. Esse módulo fornece ferramentas para design e desenvolvimento de produtos, gestão do ciclo de vida do produto (PLM), compliance do produto e muito mais – para que as empresas produzam inovações com rapidez e economia.
- Gestão de ativos empresariais: sistemas ERP robustos podem incluir um módulo EAM – que ajuda as empresas de bens de capital a minimizar o tempo de inatividade e manter a máxima eficiência de máquinas e equipamentos. Esse módulo inclui funcionalidades para manutenção preditiva, programação, operações e planejamento de ativos, ambiente, integridade e segurança (EHS) e muito mais.
Empresas de todos os setores – do automotivo ao atacadista – precisam de informações precisas e em tempo real, bem como de processos de negócios eficazes, para competir e prosperar. No entanto, os setores dependem de seu software ERP por motivos bastante diferentes. Alguns exemplos são:
- As concessionárias de serviços públicos precisam revisar constantemente seus ativos de capital para atender à demanda por serviços futuros e substituir os ativos antigos. Sem o ERP, o esforço para priorizar estes investimentos em ativos seria difícil e propenso a erros. O ERP também ajuda a resolver outra questão: a previsão de peças de reposição. Se as peças certas não estiverem disponíveis em uma interrupção, pode haver um problema significativo de atendimento ao cliente. Por outro lado, o excesso dessas peças significa custos excessivos e estoque desatualizado.
- Para atacadistas, importadores, fornecedores diretos da loja e empresas 3PL/4PL, o fornecimento pontual é crucial. Todas essas organizações querem reduzir os custos de distribuição, aumentar a rotatividade do estoque e minimizar o tempo do pedido ao pagamento. Para isso, elas precisam da integração das funcionalidades de gestão de estoques, compras e logística e de processos automatizados e personalizados.
- Fabricantes de processos discretos, contínuos e em lote contam com sistemas ERP e de cadeia de suprimentos para atingir metas de qualidade, gerenciar o uso de ativos, controlar custos de horas extras, processar devoluções e muito mais. Além disso, podem ter controle do estoque de ponta a ponta por meio de monitoramento de movimentações, identificação dos produtos por desempenho e gerenciamento eficiente do processo de procurement.
- Empresas de serviços – incluindo contabilidade, impostos, engenharia, TI, jurídico, entre outras – precisam de tecnologia ERP móvel em tempo real para equilibrar compromissos de prestação de serviços com saúde financeira. A chave para seu sucesso é a capacidade de cumprir a programação enquanto gerencia a rentabilidade do projeto, o uso de recursos, o reconhecimento de receitas e seus objetivos recorrentes, bem como as oportunidades de crescimento.
- O varejo passou por uma transformação significativa agora que o e-commerce se fundiu com outros canais de vendas e operações físicas. A capacidade de oferecer opções self-service para identificação, configuração, compra e envio de produtos depende da existência de dados integrados. Um sistema ERP moderno ajuda os varejistas a reduzir o abandono de carrinhos, melhorar conversões de sites da Web, aumentar o valor médio de pedidos e também o valor de permanência do cliente.